Club de Nova Londrina

Reitor defende maior valorização da Educação para o crescimento do país

Postado em: 13 de Junho de 2019

O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, comparou o desempenho do Brasil com países como o Japão e a Finlândia, atrelando uma relação de desenvolvimento ligado a investimentos na Educação.

“Não tem país que dê certo com escola fraca. No Japão e na Finlândia é comum as escolas serem integrais, enquanto no Brasil, o modelo funciona com aulas no período da manhã e um programa com contraturnos à tarde. O cenário educacional brasileiro nos mostra, por exemplo, que menos da metade dos estudantes terminam o Ensino Médio”, afirma o reitor.

Ele ressalta ainda como a valorização da educação e os hábitos de leitura são ainda escassos no Brasil. “Em Maringá nós temos 260 farmácias e somente 10 livrarias. Nada contra esse ramo, o que demonstra o quanto estamos consumindo produtos relacionados à saúde, mas veja bem, somente 10 livrarias? Há países com livrarias como a Al Ateneo, na Argentina, uma das mais lindas e maiores do mundo. Há muito ainda o que se fazer no Brasil”, pondera o educador.

De acordo com Wilson, os brasileiros leem uma média de dois livros por ano. “Para a maioria das pessoas, vale destacar que, o conhecimento é uma das poucas janelas que se abrem para o mundo, que lhes dará uma oportunidade”.

De família humilde de 9 filhos, Wilson Matos é rotariano do Rotary Club de Maringá Leste desde abril de 1985. Na mesma época, ele sonhava com a fundação de uma instituição de ensino superior para o município, que só tinha a Universidade Estadual de Maringá.

“Eu costumo dizer que a minha trajetória se baseou em quatro pilares, a família, a fé, a dedicação e o empreendedorismo. Estou casado com a mesma mulher, Rosemary é minha parceira desde o início. Segundo, a minha fé, na Unicesumar os banheiros viviam com as portas pichadas com frases horríveis, até que um dia eu tive uma ideia. Em que momento nós ficamos parados, pensando na vida, na hora que vamos ao banheiro. Então, colocamos versículos bíblicos em todas as portas e nunca mais tivemos uma porta riscada”.

O terreno onde funciona a Unicesumar foi doado pela Prefeitura. Até conquistar a estrutura que a universidade apresenta hoje, Wilson que é Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em Cálculo Avançado pela Universidade Estadual de Londrina, exerceu antes a função de Professor de Matemática na UEM e na Universidade Paranaense. Também foi Gerente Proprietário das Empresas SEDMAR Transportes Ltda, da Empresa MB Informática Ltda e Construtora Matos Carvalho Ltda.

Wilson também entrou na política a convite, em 2006 foi 1º suplente do Senador Álvaro Dias até, recentemente, dezembro de 2014. Chegou a exercer a posição de titular entre abril e julho de 2007. Sua prioridade também foi a Educação, cinco dos 12 projetos de lei que apresentou foram aprovados. Por toda sua relevância e parceria aos projetos do Rotary, ele recebeu na Conferência da Inspiração a homenagem Emílio Germani do governador Carlos Naves.

Larissa Nakao

Comunicação Corporativa

Reuniões | 20:00
R. Alcindo Pinto de Arruda,325